A vacuoterapia é uma técnica que realiza uma sucção sobre a pele através de ventosas, com formas e diâmetros diferentes que podem ser utilizadas em diversos tipos de tratamentos e ajustadas à área a tratar e ao objectivo do tratamento.
A vacuoterapia pode ser utilizada em tratamentos de carácter estético, para atenuar quadros de celulite e gordura localizada, realizando uma massagem modeladora, redutora, relaxante e drenante. A capacidade da sucção da vacuoterapia pode ser ajustada através do regulador de pressão, adequando a cada caso específico.
A aplicação corporal da vacuoterapia pode ser realizada nas regiões abdominal, costas, pernas e glúteos, sendo que no local de colocação da ventosa, o paciente sente uma intensa hiperémia (calor) em pouco tempo, substituindo e complementando a aplicação de técnicas manuais, e activando a circulação sanguínea e linfática.
A vacuoterapia actua também nos tecidos cicatriciais e fibrosos presentes após intervenções cirúrgicas, por exemplo, podendo ser mais uma ferramenta do plano de intervenção do Fisioterapeuta. Pode ser também utilizada em alterações de carácter músculo-esquelético, como contracturas musculares.
BENEFÍCIOS DA VACUOTERAPIA
Muitos são os benefícios associados a esta técnica, entre os quais:
- Aumento da produção de elastina e colagênio, ajudando assim a melhorar a aparência da pele e a tonificação muscular;
- Melhoria na circulação sanguínea, que possibilita a condução e remoção de várias substâncias prejudiciais à saúde da pele;
- Aumento da actividade do sistema linfático, ajudando assim a proteger o organismo contra a contaminação de vírus e bactérias;
- Relaxamento muscular e sensação de bem-estar.